Página inicial > Últimas Notícias > GSW e GeoRef são opções de consulta científica na área de Geociências

GSW e GeoRef são opções de consulta científica na área de Geociências

• Publicado: Quarta, 02 de Janeiro de 2019, 14h34

Dados do Sistema de Informações Georreferenciadas da CAPES (GEOCAPES) mostram que o Brasil registra hoje 57 programas de pós-graduação voltados para as Geociências. Os dados contemplam cursos que incluem Geologia, Geofísica, Geoquímica, Clima e Ambiente, Recursos Hídricos, Ciências Geodésicas, Tecnologias da Geoinformação, entre outras categorias ligadas ao campo de atuação.

Essa área do conhecimento abarca inúmeros desdobramentos, como infraestrutura, planejamento urbano, gestão ambiental e áreas técnicas específicas. Com o objetivo de dar suporte a cientistas e estudantes do segmento, o Portal de Periódicos viabiliza para a comunidade acadêmica brasileira a pesquisa e o aprofundamento de conhecimentos nas várias categorias envolvidas. Entre o conteúdo disponibilizado, está a base de dados GeoScienceWorld (GSW).

A GSW oferece pesquisa em 45 periódicos especializados com alto fator de impacto publicados por sociedades geocientíficas do mundo, além de referências e resumos. É possível pesquisar, recuperar e baixar o texto completo dos artigos. A coleção é atualizada continuamente com as edições mais recentes de cada publicação. Alguns periódicos disponíveis são "Geology", "Journal of the Geological Society", " Geological Society of America Bulletin" e "Geosphere".

Os usuários do Portal de Periódicos da CAPES também têm à disposição a GeoRef – base de dados integrada à GSW. A GeoRef é uma base referencial com resumos que permite o acesso à literatura científica produzida em âmbito mundial na área de Geociências, com mais de 3,9 milhões de referências representativas de artigos, livros, papers de conferências, relatórios, teses e dissertações. Criada em 1966, a GeoRef é considerada uma das mais abrangentes bases de dados bibliográficas (referências e resumos) na área e continua a crescer em mais de 100 mil referências por ano.

Desde 2000, a GSW se propõe a tornar a busca por informações na área de Geociências mais fácil, promovendo a evolução de sua plataforma para que seja uma ferramenta colaborativa de pesquisa altamente considerada. A partir de então, a editora tem feito, entre outras iniciativas, parcerias com ferramentas como o Google Maps e o GeoRef. A missão da GSW abrange também uma expansão em formas adicionais de conteúdo relevante para pesquisadores, incluindo livros, conjuntos de dados, mapas, tabelas e imagens

O acesso ao conteúdo da GSW pode ser realizado pelas opções buscar baseou buscar periódico, enquanto os recursos da GeoRef estão disponíveis a partir da consulta pelo link buscar base. O termo de pesquisa é GeoScience World (GeoRef).

Fonte: Boletim Eletrônico Portal de Periódicos da CAPES.