Página inicial > Secretaria Integrada de Graduação (SIGRAD)

Secretaria Integrada de Graduação (SIGRAD)

Histórico

Em 2018, nasceu o conceito de Secretaria Integrada de Graduação do Instituto de Geociências (SIGRAD/IG) alinhado aos planos de desenvolvimento e novas práticas de gestão hora adotados no Instituto, para melhoria na qualidade dos serviços prestados à comunidade universitária, visando simultaneamente aumentar a eficiência no atendimento, melhorar a acessibilidade e otimizar os recursos disponíveis.
A ideia foi implementar a SIGRAD visando unificar e padronizar as rotinas operacionais e as soluções no atendimento à discentes, docentes e diretores das quatro Faculdades do Instituto em uma única secretaria, integrando e capacitando a equipe de secretários acadêmicos para o atendimento de todas, e não mais de uma única Faculdade, em horário contínuo, durante todo o expediente diurno.
Para a criação da SIGRAD, o Instituto contou com o apoio do Subprograma GESTQUALI, que é coordenado pela PROEG e tem o objetivo de aumentar a qualidade da gestão nas Faculdades.
Desde o final de 2018, iniciaram-se os estudos para a criação da SIGRAD e a avaliação das vantagens com a sua implementação. Foram realizadas pesquisas e visitas técnicas em locais que já haviam implementado uma Secretaria Integrada. Foi realizado, também, um estudo minucioso a respeito das atribuições da SIGRAD e da sua colocação na estrutura organizacional do IG, e com isso a SIGRAD foi inserida no Regimento Geral do IG em 2019. Em seguida, realizou-se o mapeamento dos processos e a padronização dos fluxos e soluções de atendimento a serem operacionalizados e gerenciados pela referida Secretaria, por meio de diversas reuniões entre a Direção do IG, a agente GESTQUALI IG e as Direções das Faculdades IG.
Em janeiro de 2020 foi inaugurada a SIGRAD IG, em sala térrea, no hall de entrada do prédio central do IG, centralizando em uma única divisão administrativa as secretarias de todos os cursos de graduação IG para proporcionar a comunidade universitária um atendimento rápido, contínuo e sinérgico.
É importante destacar que ao centralizar os procedimentos acadêmicos de graduação do IG, a SIGRAD também se coloca de modo relevante como facilitadora junto à órgãos da administração superior da UFPA, especialmente ao CIAC.

Apresentação

A SIGRAD tem o objetivo de conduzir com eficiência e presteza os procedimentos acadêmicos de atendimento aos alunos, professores e diretores das quatro Faculdades do IG, Geofísica, Geologia, Oceanografia e Meteorologia,
As solicitações acadêmicas à SIGRAD podem ser realizadas remotamente via SAGITTA (Sistema de Atendimento ao Usuário da UFPA), porém, isto não impede o atendimento presencial.

Solicitações à SIGRAD:

• Ajuste de matrícula (inclusão/exclusão);
  • Aproveitamento de Estudos;
  • Atividades Complementares/Atividades de Extensão;
  • Declarações;
  • Diplomas;
  • Ementas/ Grades Curriculares;
  • Matrícula em Ensino Individual (Tutoria);
  • Matrícula em Estágio Curricular Supervisionado
  • Matrícula em GTIV e GTV (específico para Geofísica);
  • Matrícula de calouro;
  • Matrícula em TCC;
  • Agendamento e cadastramento de banca de defesa de TCC
  • Segunda Chamada;
  • Outras solicitações que se fizerem necessárias.

Coordenadores:

Larissa Pinon de Carvalho / larissapinon@ufpa.br
Klébeson Aguiar Moura / kmoura@ufpa.br

Secretário de Apoio Acadêmico:

Arthur Rodrigo Carvalho / arthur.rcarvalho@yahoo.com

Secretários de Graduação:

Gabriela do Nascimento Campos / gabi17farias@gmail.com
José Augusto Baeta e Silva / baeta@ufpa.br
Reinaldo Dian Lopes  Rodrigues / reinaldodian@ufpa.br
Tuana Rafaela Sepeda Da Luz / tuanarafaela.luz@gmail.com

Secretaria Integrada de Graduação - SIGRAD/IG/UFPA
E-mail: sigradig@ufpa.br
Local: Prédio da Direção do Instituto de Geociências, Térreo.