Página inicial > Últimas Notícias > Breve histórico do SAGITTA do IG e adição de novo módulo de dúvidas e esclarecimentos de T.I.

• Publicado: Terça, 03 de Março de 2020, 16h34
A Divisão de Tecnologia da Informação- DTI do Instituto de Geociências, comunica:

Desde o início de nossas atividades na Divisão de Tecnologia da Informação- DTI do Instituto de Geociências uma de nossas principais prioridades foi a implementação do SAGITTA (Sistema de Atendimento), visto que o IG, embora seja o segundo maior instituto da UFPA (oito prédios, segundo informações repassadas pela CPGA), não possuía este sistema implantado até o ano de 2018, e os chamados de T.I. eram feitos através de telefonemas e majoritariamente de forma presencial, no qual a grande maioria dos usuários do Instituto precisavam se deslocar até a sala da DTI, situação que gerou um comportamento rotineiro de solicitar soluções imediatas sem o devido registro/documentação e organização que garantiria o respaldo para ambas as partes.

Analisamos todas estas demandas e afim de melhorar a qualidade dos serviços desta Divisão, buscamos o auxílio do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação – CTIC, e como solução para os problemas de registro e atendimento de chamadas de T.I., o Diretor do CTIC, nos ofereceu a utilização do SAGITTA, solução já utilizada pelo próprio Centro de Tecnologia, além de nos oferecer capacitação e apoio durante sua implementação.

Esta Divisão verificou que o sistema SAGITTA atenderia prontamente nossas demandas e em reunião com a Coordenadoria de Planejamento Gestão e Avaliação e a Direção do IG, mostramos as vantagens do sistema e que o mesmo poderia ser utilizado por outras divisões deste Instituto, afim de otimizar e atualizar a forma como são prestados os serviços e a partir desta compreensão obtivemos a aprovação da Direção e total apoio a instalação do Sistema.

A implementação do SAGITTA (imagem 1),se mostrou um pouco trabalhosa no começo, pois teríamos que criar nosso catalogo de serviços baseado na observação das demandas mais recorrentes desta Divisão e isto se concretizou na criação dos módulos de: “SUPORTE COMPUTACIONAL” e “INFRAESTRUTURA DE REDES”. Posteriormente com a atualização da página do IG (http://ig.ufpa.br/), foi criado o módulo “ATUALIZAÇÃO DA PÁGINA WEB OFICIAL DO IG”, para solicitações de adição, correção ouexclusão de informações da página oficial, formalizando desta forma as solicitações de alteração da página, já que antes estas eram solicitadas via e-mail para a secretaria do IG ou para a Chefia da DTI.

Durante os meses seguintes, tivemos uma resposta positiva da comunidade acadêmica sobre a utilização do SAGITTA e a mudança na forma de solicitação e gerência dos chamados de T.I.. A partir desta receptividade é que trabalhamos arduamente para melhoria na qualidade de nossos serviços e é com grande satisfação que a Divisão de Tecnologia da Informação informa a adição de um novo módulo ao SAGITTA do Instituto de Geociências.

O novo módulo foi denominado “DÚVIDAS E ESCLARECIMENTOS DE T.I.” (imagem 2) e tem o objetivo de realizar esclarecimentos básicos relacionados a T.I.. Esta iniciativa partiu da observação de constantes abordagens da comunidade acadêmica sobre a equipe da DTI, solicitando esclarecimentos de dúvidas recorrentes e até mesmo algumas mais complexas sobre tecnologia da informação. A equipe da DTI contribuía com este auxílio até onde nossos conhecimentos permitiam, porém, notava- se que não era gerado um registro/documentação para este tipo de auxílio/chamada e daí partiu a ideia da criação de um novo módulo no SAGITTA, com o propósito de atender esta demanda da comunidade acadêmica.

O novo módulo “DÚVIDAS E ESCLARECIMENTOS DE T.I.”, conta com oito (8) assuntos que identificamos a partir das dúvidas mais frequentes, durante estes dois (2) anos a frente da Divisão de Tecnologia, são eles:
1- Aplicativos de Linux;
2- Aplicativos de Windows;
3- E-mail;
4- Hardware;
5- Impressora ou Scanner;
6- Sistema Operacional Linux;
7- Sistema Operacional Windows;
8- Web;
Esperamos que esta iniciativa contribua para o auxílio das atividades da comunidade acadêmica do Instituto de Geociências, assim como a implementação do SAGITTA possibilitou melhor qualidade e agilidade na execução das tarefas no âmbito da Universidade Federal do Pará .

Imagem 1 : Três módulos iniciais do SAGITTA da Divisão de Tecnologia da Informação.

Imagem 2: Novo módulo de Dúvidas e Esclarecimentos de T.I., adicionado ao SAGITTA da Divisão de Tecnologia da Informação.

Imagem 3: Todos os módulos e catálogos de serviços atuais disponíveis no SAGITTA.

Atenciosamente,
Marcelo Pamplona Carneiro